Desde muito tempo, a comunidade forquilhense almejava por uma qualidade melhor de ensino para seus filhos. No entanto, o poder público era o responsável por essa conquista e também aspirava em criar uma escola de qualidade no Município. Então não foi difícil sua concretização.
Através da parceria do Governo Estadual e Municipal com o Projeto Nordeste, em 1999, esse sonho se tornou realidade: a construção da Escola de STI (Sistema de Tempo Integral) em nossa cidade.
Criou-se essa Instituição de Ensino, onde o grande mérito foi de proporcionar melhores condições de aprendizagem, sociabilidade e convivência para alunos que vêm de um ambiente sócio-econômico desfavorável. E a escolha do local para o atendimento ao público alvo em questão foi a Av. Grande Oriente do Brasil s/n, Bairro Edmundo Rodrigues.
O prédio possui 8(oito) salas de aula com armários em cada sala; 1(uma) cantina com 2(dois) depósitos: 1(um) de merenda escolar, outro de armazenar materiais de preparação dos alimentos; 5(cinco) banheiros; 1(uma) Secretaria com depósito de material escolar; 1(uma) sala de Professores; 1(uma) sala da Direção e 1(uma) Biblioteca, cujos acervos ainda são insuficientes à comunidade escolar.
Em virtude de ser um prédio de estrutura diferente dos outros existentes em Forquilha, logo os cidadãos forquilhenses o rotularam de Colégio Modelo. Entretanto esse nome não foi o registrado no ato do credenciamento pelo parecer 604/2000. Houve um Projeto de Lei para escolha de um nome significativo, no qual foi dado em homenagem ao adolescente já falecido_ Moésio Loiola de Melo Júnior. Então o nome dado ao referido Estabelecimento de Ensino ficou sendo: Escola de Cidadania Moésio Loiola de Melo Júnior.
Esta Instituição ganhou aplausos da comunidade forquilhense desde sua fundação que se deu no dia 5(cinco) de fevereiro do ano 2000. Isso ocorreu não apenas pela estrutura do prédio, mas principalmente pelo quadro de funcionários compromissados que, na época, foi devidamente selecionado pela equipe do professor Edgar Linhares. A seleção acontecera bem antes de sua inauguração, que acorreu no dia 04 de fevereiro do mesmo ano.Contudo, os demais funcionários foram apenas contratados, sendo submetido em dezembro de 2002 a um Concurso Público para suas respectivas funções. Desde então, seu espaço físico, Grupo Gestor e toda comunidade escolar mantém uma sintonia que faz jus ao Projeto Pedagógico desejado pelas autoridades competentes até os dias atuais. E sempre disposto a mudanças.
O início dos trabalhos pedagógicos aconteceu em 14 de fevereiro de 2000 – atendendo 196 crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, com a proposta pedagógica de educar através de vivências interdisciplinares voltadas para integrar o físico, o cognitivo e o afetivo no processo de aprendizagem. Somente no ano seguinte, deu-se início ao Ensino Fundamental II(nos três turnos), através do Tele-ensino, e mais tarde introduziu-se o Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos). Desde então, continua-se desenvolvendo o Projeto baseado numa linha construtivista e significativa para o dia a dia do alunado, cujo slogan é “Resgatando a Cidadania”, envolvendo um contexto em que a vivência de valores perpassa todos os momentos educativos.
O Projeto de STI, inicialmente, houve certa resistência dos Docentes, pois esta forma de educar exigia uma brusca mudança de postura do educador para perceber que a alfabetização da criança passa também por questões emocionais e afetivas. No entanto, com o tempo, os educadores passaram a compreender melhor a proposta de ensino, chegando a exercer funções, tais como: mãe, psicóloga, conselheira, amiga e professor(a). Assim, a aprendizagem se dava a contento.
A rotina das atividades da Escola começa às 7:00h, quando os alunos eram acolhidos pela manhã no pátio para participarem de uma socialização de valores: um momento de oração e cívico( Hino do Município e Nacional). À tarde eram ministradas as vivências educativas de Artes, de Ecologia, Leitura, Contação de Histórias, linguagens e números.
Com esse Projeto de Tempo Integral, muitas crianças passaram a ter uma leitura diferente de seu cotidiano, pois levam o conhecimento sobre os novos valores para casa, despertando suas potencialidades artísticas e criativas. Isso sem contar com o maior interesse de participar das aulas e de ir à escola todos os dias.
O processo avaliativo da escola sempre foi Diagnóstico, Contínuo, Formativo e Sistemático, com o objetivo de verificar paulatinamente o crescimento dos alunos, tanto em seus aspectos cognitivos, sócios afetivos, psicomotores e sócios culturais. Privilegiando assim, a interpretação qualitativa e o nível de conhecimento prévios do aluno, com a finalidade de ampliar, transformar, identificar avanços e dificuldades, procurando principalmente evitar a reprovação.
Os instrumentos de apoio à Avaliação mais usados são: ficha de avaliação grupal, de auto-avaliação e de observação coletiva e individual do aluno. Com esse Projeto Pedagógico, onde o discente é tratado e educado como cidadão, o Docente fornece subsídios para uma reflexão contínua. Através disso, os alunos obtém uma tomada de consciência de seus avanços e dificuldades, criando assim possibilidades de novas aprendizagens. Assim, por sua vez a escola desempenha sua verdadeira missão, possibilitando definir propriedades e reconhecer que ações técnicas, administrativas e pedagógicas necessitam de mais apoio e/ou transformação.
Sem sombra de dúvidas, a “Escola Modelo” ainda hoje, nos seus 11 anos de fundação, mesmo sem o STI continua tentando trabalhar numa linha construtivista, pois a cada planejamento é feito uma análise crítica e reflexiva sobre o processo de ensino e aprendizagem realizados na mesma, discutindo assuntos enfocados pelos PCN’s (Parâmetros Curriculares de Ensino) de todas as disciplinas, como também os temas Transversais_ de forma democrática.
Vale ressaltar que, com o compromisso do Governo Municipal atual com a referida Instituição, grandes sonhos foram realizados: a cobertura da quadra de esportes, a criação do Laboratório de Informática (para atendimento à comunidade escolar e local), pintando e restaurando todo o prédio e reforma da Biblioteca. Enfim, dada essa valorização, certamente o estímulo à aprendizagem está sendo cada vez maior, melhorando ainda mais a qualidade do ensino e esta servindo de modelo para outras escolas do Município.
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